sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ANÁLISE DO CD "ASSIM SOU EU" pelo BLOG "ASSUNTADOS"


Acesse: http://assuntados.blogspot.com/2010/12/avaliacao-do-cd-assim-sou-eu-da-vanilda.html?spref=tw


Músicas que compõem o CD Assim Sou Eu

01. Visão de Isaías / 02. Choro de Joquebede / 03. Carregado Pelo Espírito / 04. Primeiro Adorador / 05. Assim Sou Eu / 06. Adoni-Bezeque / 07. Realiza Os Meus Sonhos / 08. Quero Ver Tua Face / 09. Avisa Lá / 10. Tudo a Ele / 11. Precisa Ter Fé / 12. Ficou Para Trás / 13. Mulher de Deus / 14. Te Adorarei


Por Wilton Lima

Sigam no Twitter @WiltomLima_


Como prometi lá Comunidade Oficial da Vanilda no orkut, estou aqui com minha singela avaliação do novo trabalho dessa cantora que tive o prazer de conhecer um pouco mais dela nesses últimos dias. Na verdade, confesso nunca antes, que eu me lembre, ter ouvido uma música dela! Essa é minha primeira experiência__hahaha__E confesso, também, que não me decepcionei...
E minha cunhada adorou o CD, ela sim já conhecia...hehehe
Falando primeiro da capa como sempre, eu gostei! Estive olhando umas capas anteriores da Vanilda, essa está bem melhor! Apesar de simples, ficou muito legal!
O título do CD - "ASSIM SOU EU" - me fez lembrar de sua sinceridade, de suas palavras no twitter, que foi o que me faz admirá-la mais! Então dá a entender que o CD vai falar dela, mas... escute-o pra ver__hahaha Mas o título é bem sugestivo e agradável!
O CD tem produção do maestro Melk Carvalhedo, que fiquei sabendo e fiquei surpreso, que é esposo de Vanilda Bordieri...
Tem a participação do Coral Resgate nos Backing Vocal... arrasaram!
Vamos as músicas então!!

Faixa 01_Visão de Isaías Essa canção foi uma ótima escolha pra abrir o CD! Tem um inicio à capela, só iniciozinho mesmo__hehehe___Ficou muito linda a canção, um excelente arranjo e colocação do backig foi perfeita, o que não é de se admirar nas produções de Melk. É um pentecostal que me agrada, com uma batida mais pop, que pode ser vista em todo o CD. A letra conta a história da visão de Isaías quando tem seus lábios purificados com brasas do Altar de Deus. O final tem uma batida maravilhosa e forte que dá mais emoção ao final da canção.
Faixa 02_Choro de Joquebede É mais uma bela canção, que tem uma história maravilhosa! Conta a história linda de Joquebede que tentava esconder o choro de seu filho, Moisés, pra o livrar da morte. Narra toda a história, desde quando Joquebede fez um barquinho o coloca no Nilo com seu filho dentro até quando a filha do Faraó o encontra e decide criá-lo. É uma canção de encorajamento, de aprender a confiar em Deus, assim como fez Joquebede, que teve o prazer de criar seu filho e ainda ganhando um salário! Por que confiou em Deus! A canção tem um inicio lindo, a segunda voz parece ser dela mesma! Acompanhada quase toda pelo backing, que ficou leve e bonito! Adorei a presença das cordas, que deu um charme maior a canção, deu um toque de modernidade! Uma das melhores do CD!
Faixa 03_Carregado Pelo Espírito é aquela canção pra ser cantada no momento do "apelo". Pessoal, me surpreendi mesmo até aqui com esse CD. É uma canção emocionante, nem tanto pela letra. É um estilo, bem, sei lá, bem diferente e atual! Um arranjo muito bom, o backing não ficou exagerado! Ótima canção!
Faixa 04_Primeiro Adorador começa com os backing e tem um solo de guitarra que caiu bem! Apesar de bons arranjos achei a canção fraca... em certos momentos um pouco gritada! Parece um pouco perdida a canção. Não ficou muito legal!
Faixa 05_Assim Sou Eu é o carro forte do CD. Mais uma canção que tem uma história narrada na Bíblia. A história de Mardoqueu, narrada no livro de Ester. Melk arrasou nessa canção, caprichou nos arranjos. Não poupou o backing e nem a potência vocal da Vanilda, que foi lá em cima e mesmo assim não ficou uma canção aparentemente gritada como a faixa anterior! A canção inicia com uma brilhante entrada de piano. O backing arrasou, quando segurou a subida no final. Ficou excelente o conjunto da obra.
Faixa 06_Adoni-Bezeque é outra história contida na Bíblia. A canção é meio exótica__hahaha__Além de registrar essa história fantástica do rei Adoni-Bezeque, a canção ficou na minha opinião uma das melhores desse CD. E olha que não gosto do ritmo em que ela entra já quase no final! O que me fez gostar dessa canção foi exatamente isso. Ela começa de um jeito e termina de outro! Tem um mix muito legal, uma mistura de bolero, flamingo, forró... ficou uma coisa! O backing ficou o melhor nessa canção, as vozes masculinas que lembram um filme de terror no inicio, ficou show de bola! Pra galera do reteté caiu como uma luva__hahahaha__Certamente será bem aceita nas igrejas Brasil afora! Imagino aqui, a Vanilda cantando essa música ao vivo, em um culto de uma igreja do fogo! Eita Glóriaaas!! hehe
Faixa 07_Realiza Os Meus Sonhos Eu gostei dessa canção pelo fato da letra ser bem simples, bem do povo mesmo! Uma situação normal em muitas famílias brasileiras! Outra canção que o maestro Melk arrasou nos arranjos e caprichou na guitarra! Outra opção de música de trabalho pra cantora, que trabalhou bem a voz nessa canção!
Faixa 08_Quero Ver Tua Face tem um estilo (black soul) que talvez não agrade muita gente, mas quem gosta de música de qualidade e conhece, vai ficar feliz ao ouvir essa canção que tem a participação de Alexandre Bernardin, que arrasou no inglês e espanhol. Ficou excelente a canção! Bem jovem e moderna.
Faixa 09_Avisa Lá Outra bela narração bíblica, dessa vez Sunamita. É uma canção agradável de ouvir e me lembra algumas interpretações de Shirley Carvalhaes. O que me chamou atenção nessa canção foi um detalhe simples e que fez a diferença, seu vibrato! Mostrou que domina bem a técnica! E mostra também que uma boa garganta!
Faixa 10_Tudo a Ele fala que nada é possível sem Deus! Que tudo é pra Ele, por Ele e por Ele são toda as coisas! É uma canção animada, mais não figura entre as melhores do CD. O backing foi bem trabalhado e bem dividido.
Faixa 11_Precisa Ter Fé canção gravada inicialmente por Lucely Uchôa. Vanilda trouxe um novo arranjo que deu um brilho maior a canção! Uma canção sem muita novidade, no que se fala estilo pentecostal, mesmo assim uma bela interpretação da cantora!
Faixa 12_Ficou Para Trás ficou bem jovem e é uma das minhas favoritas. Usa instrumentos de sopros que deu um ar de música americana! Parece um soul , muito bacana! Ela até mostrou ter um pouco de alma negra! A voz não nega__hahaha__Pra ter ficado perfeito faltou um gritinho no final!! Bela canção!
Faixa 13_Mulher de Deus Sempre tem aquela música que não posso julgar pelo rótulo. É uma verdadeira oração de entrega ao Senhor! Ficou parecida aquelas músicas que emocionam finais de festas. Tem uma ótima produção, arranjos simples e que ficaram bons!
Faixa 14_Te Adorarei encerra o CD... tem uma introdução majestosa, apesar de sua entrada com backing não ter ficado muito legal, encanta! O estilo, sem dúvida abrilhantou o CD, pra quem gosta de música clássica assim como eu, se fez! Vanilda arrasa na segunda voz, enquanto Geila Carla encanta no lírico. Essa canção de adoração encerrou o CD de forma mais que brilhante e seu final nos deixa de boca aberta,só escutando pra ter noção!

Bom, galera como sempre repito, esse estilo cantado por Vanilda Bordieri não é o meu favorito, exceto algumas exceções. No caso, confesso que Vanilda tornou-se uma delas, por trazer arranjos inovadores e canções que tem total base bíblica, na sua maioria contando histórias contidas na Bíblia, isso sem dúvida foi o que mais me chamou atenção no CD.
Então pelo conjunto da Obra, tenho apenas a dizer a você querido leitor, compre este CD que vale muito a pena. E na minha avaliação geral, esse CD está ÓTIMO, e numa nota de 0 a 10, darei um 10. Mesmo tendo uma ou duas canções que são médias no CD, as demais compensam!
Parabéns também a Aliança por colocar o CD no mercado!

Espero ter contribuído em alguma coisa com essa avaliação...
Abraços meus queridooooos!!




5 comentários:

Unknown disse...

Não gostei da avaliação de Wilton Lima.. Ele demonstrou não possuir espiritualidade o suficiente para ver que as músicas da Vanilda vão muito além de Backing Vocal, arranjos ou ritmo.. São canções que tocam no coração de qualquer pessoa que esteja necessitando da Presença de Deus e o possibilita a tê-lo.
Vanilda tem muito mais do que uma voz.. Ela tem unção, o que falta na maioria do cantores, até mesmo góspel, de hoje..

Wilton Lima disse...

Paloma, não se avalia unção de ninguém!!
Deus abençoe...

Abração!

Unknown disse...

gostei do cd todo em especial do louvor carregado pelo espirito por falar grandemente ao meu coraçao que Deus continue abençoando esse vaso cada vez mais em nome de Jesus Rose sao joao climaco sp

Unknown disse...

Legal!
Eu amei este CD, confesso que me surpreendeu, hehe. Teve uma ou outra canção que não "convenceu" muito, mas isso não tira o brilho do álbum; parabéns, Vanilda!
Já chorei muito ouvindo "Choro de Joquebede", rs.
Deus abençoe a todos vocês.

Unknown disse...

VANILDA BORDIERE, VASO NAS MÃOS DO SENHOR, MULHER DE DEUS.... SEUS HINOS CADA VEZ MAIS ME SURPREENDEM, TODOS DIRECIONADOS A HISTÓRIAS BÍBLICAS, E FALAM DIRETAMENTE AOS NOSSOS CORAÇÕES. SOU SUA ADMIRADORA E COM MUITO ORGULHO, DE TODAS PARA MIM, VC É A MELHOR, NÃO QUERENDO MENOSPREZAR TANTAS OUTRAS VOZES EXCELENTES NO NOSSO MUNDO GOSPEL. MAS VANILDA PRA MIM, É MAIS DO QUE ESPECIAL. TE AMOOOOOO!!!!!! QUE DEUS TE CONSERVE SEMPRE ESSA PESSOAS BOA E HUMILDE QUE VC É. IRMÃ BIA